Unidade:

Professor do CESURG ministra palestra sobre cultura do trigo

Data de Publicação: 09/05/2017.

       Na noite de quinta-feira, 27, o Espaço CESURG na Feira das indústrias de Sarandi ? Feisa, promoveu a palestra "Seletividade de agrotóxicos a inimigos naturais na cultura do trigo" ministrada pelo o professor doutor do curso de Agronomia Rafael Antônio Pasini.
       O estudo em questão refere-se à pesquisa de doutorado defendida pelo educador em 2017. Durante sua explanação, Pasini ressaltou a importância do cultivo do trigo no país e no Estado, bem como da importância do mesmo para a construção da cultura alimentícia. "O trigo é um dos cereais mais cultivados no mundo, tendo grande relevância na alimentação dos homens quanto dos animais. Segundo estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o país irá cultivar aproximadamente 2,05 milhões de hectares, com uma estimativa aproximada de 5,46 milhões de toneladas do grão. Já em nossa região, pelo trigo ser cultivado principalmente no inverno, se constitui um dos principais cultivos utilizados para a obtenção de renda pelos agricultores nessa época do ano?, argumenta Pasini.
       Além dos dados sobre a produção do trigo no Brasil e na região, o palestrante apresentou dados relacionados a seletividade de agrotóxicos (inseticidas, fungicidas e herbicidas) na produção do grão e como agricultores e técnicos podem utilizar os agrotóxicos para o melhoramento da produção. "Técnicos e agricultores podem adotar esses produtos para o manejo de pragas na cultura do trigo com um menor impacto sobre o agroecossistema como um todo, preservando os inimigos naturais que irão contribuir com o controle biológico natural no cultivo do trigo. Neste aspecto, é fundamental que o homem e a mulher do campo utilizem técnicas agronômicas adequadas a esse cultivo, além da utilização de sementes de boa qualidade e de fazer o monitoramento constante da lavoura para impedir que pragas possam reduzir o potencial produtivo desse cereal", completa o pesquisador. 
 
Envolvimento discente
       Durante a palestra, que integrou a programação do CESURG na Feisa 2017, boa parcela dos envolvidos na atividade foram alunos do curso de Agronomia do CESURG e profissionais da área agrícola de Sarandi e região. Entre eles, o acadêmico de Agronomia, Roger Metz, 19 anos, esteve entre os ouvintes da palestra sobre "Seletividade de agrotóxicos a inimigos naturais na cultura do trigo". Para o estudante, a palestra envolveu uma demanda cada vez mais presente no cotidiano do agrônomo e técnicos agrícola. "Ele abordou um assunto interessante que é importante para o nosso curso e profissão. As explicações dadas pelo professor foram muito boas, ao longo da palestra conseguimos esclarecer muitas dúvidas que tínhamos sobre o tema", identifica o graduando do segundo nível de agronomia do CESURG.
       O engajamento dos acadêmicos na busca por conhecimento foi destacado pelo diretor-presidente do CESURG, Rafael Rossetto, que acompanhou a abertura da palestra juntamente com o deputado federal Dionilso Marcon. "Essa busca por conhecimento além da sala de aula está entre os diferenciais dos estudantes do CESURG. A formação acadêmica qualificada proporcionará um conhecimento que alie teoria e prática, dando base para que os futuros engenheiros agrônomos possam apresentar soluções aos problemas detectados".

Galeria de Imagens: