Unidade:

Aula prática dinamiza ensino sobre biologia a estudantes

Data de Publicação: 09/05/2017.

     O processo de fotossíntese é fundamental para a existência dos seres vivos. Mais de 150 estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Aldo Conte, de Sarandi, compreenderam isso na prática, obtendo mais informações sobre o processo fotossintético e como ele opera, através de uma dinâmica aula prática desenvolvida pelo CESURG.
     Na aula prática "Por que as plantas são verdes?", a coordenadora do Curso de Agronomia do CESURG, professora Valéria Ghissi Mazzetti, explicou aos estudantes as etapas do processo de fotossíntese. Para isso, a educadora desenvolveu com os alunos uma dinâmica de extração de pigmentos de algumas plantas modelos. "Os alunos extraíram das plantas pigmentos como a clorofila, que atua diretamente no processo de fotossíntese, e também carotenoides, que são os pigmentos que dão a planta outras colorações como vermelho, amarelo, laranja", comenta a engenheira agrônoma.
     Como explica a professora do CESURG, as plantas possuem uma coloração característica predominante verde, "mas essa coloração não é somente pela presença do pigmento clorofila, mas sim pelo fato de existir toda uma bioquímica envolvida, ou seja, a planta absorve alguns raios luminosos e reflete outros. E o que é refletido faz com que ela tenha essa coloração verde", revela Valéria. "A aula prática proporcionou aos estudantes conhecimento teórico a partir da prática. Essa é também a proposta pedagógica do CESURG: um conhecimento que alia teoria e prática, o que realmente prepara o profissional para os desafios que ele enfrentará no mercado de trabalho", acrescenta a coordenadora do Curso de Agronomia do CESURG em Sarandi.
     O sucesso da experiência dos estudantes é relatado pela vice-diretora da escola no turno da manhã e também coordenadora pedagógica, Elisabete Faccenda Pivoto. Conforme a educadora, "os alunos gostaram muito, acharam muito interessante a aula prática. Muitas vezes na escola não temos como oferecer ações práticas e ficamos muito felizes pelo CESURG disponibilizar essas atividades".

Galeria de Imagens: