Unidade:

Ginástica laboral como método de auxílio na qualidade de vida de colaboradores

Data de Publicação: 28/09/2017.

      Os cursos técnicos possibilitam que o estudante tenha uma formação e inserção mais rápida no mercado de trabalho. Para viabilizar um ensino de qualidade e formar profissionais qualificados e diferenciados no mercado de trabalho, o CESURG desenvolve diversas abordagens pedagógicas contribuindo com o processo de ensino-aprendizagem. No dia 31 de agosto, os estudantes do Curso Técnico em Segurança do Trabalho (TST) do CESURG acompanharam uma palestra sobre Ginástica Laboral, ministrada pelo fisioterapeuta Wilkinson Chini Kunzler. A formação foi realizada na disciplina "Qualidade de Vida", coordenada pela professora Alexandra Salton Castoldi.

      A atividade contemplou a ementa curricular do curso e oportunizou aos estudantes uma vivência com um profissional da área. "Esta atividade fortaleceu a importância da ginástica laboral, algo fundamental no dia-a-dia das empresas. Também destacou a importância do papel do profissional de segurança do trabalho na implantação e acompanhamento dos programas de ginástica laboral em seus ambientes de trabalhos", aponta Alexandra.

      A ginástica laboral é um exercício importante para ser desenvolvido nas empresas, afirma Kunzler. "Hoje, a rotina e a correria das empresas está cada vez maior. É demasiadamente importante realizar algum exercício para 'quebrar o gelo' e sair um pouco da rotina. Além de movimentar todo o corpo, se divertir e realizar uma integração entre os colegas. A ginástica laboral é de grande importância para a qualidade de vida do funcionário", explica o palestrante.

      Para orientar a atividade, Kunzler apresentou o histórico da ginástica laboral (GL) no mundo e no Brasil, os conceitos, benefícios, programas de GL, cronogramas de GL, fatores de riscos, doenças ocupacionais e resultados da aplicação da GL nas empresas. A estudante de TST Isadora Rodrigues Lüdke destacou a relevância da palestra para ampliar seus conhecimentos como futura profissional. "Ele (o palestrante) trouxe questões corriqueiras que acontecem nas empresas, como as doenças pelo trabalho, com explicações simples, fáceis de entender e compreender com exercícios, na prática", comenta.

Galeria de Imagens: