Unidade:

Estudantes do Técnico em Informática desenvolvem atividades na Escola Sarandi

Data de Publicação: 28/09/2017.

      Acompanhados pelo professor Fabricio Ambrósio, estudantes do curso Técnico em Informática do CESURG realizaram uma atividade externa na disciplina de Redes de Computadores. O exercício prático ocorreu na Escola de Ensino Médio Sarandi, como complemento prático para matéria trabalhada em aula sobre organização e estruturação de cabeamentos e equipamentos de redes de computadores.

      Foram abordados diversos tópicos na atividade, como cabeamento estruturado de redes de computadores; infraestrutura de rede, com instalação de racks para equipamentos; substituição e atualização de equipamentos; reconhecimento e organização dos cabos de rede já instalados; testes em todos os cabos para assegurar o pleno funcionamento da rede; e manutenção nos cabos que apresentavam defeitos. 

      Os estudantes do curso técnico puderam aplicar na prática as teorias que conheceram em sala de aula, podendo modificar, atualizar e observar o funcionamento de uma rede de computadores. Docente do CESURG, o professor Fabricio Ambrósio considera que a atividade agregou novos conhecimentos à formação dos estudantes, pois apresentou "ganho de experiência, na prática em um sistema real e funcional, livre de uma simulação onde podem haver falhas ou não funcionamento. O sistema tinha que funcionar, acarretando em uma atividade real e de responsabilidade". 

      Ambrósio também considera a atividade benéfica aos estudantes, "pois eles têm contato com situações reais e desafios que enfrentarão no futuro, problemas, e dificuldades, enriquecendo o conhecimento adquirido não só na prática, como em responsabilidade, comunicação interpessoal e divisão de atividades em grupos".

Galeria de Imagens: