Unidade:

Professora da agronomia recebe diplomação de doutorado

Data de Publicação: 03/12/2018.

A qualificação do corpo docente do CESURG vem ganhando destaque. Na última sexta-feira, 30 de novembro, a professora do curso de Agronomia, Crislaine Sartori Suzana recebeu a diplomação do doutorado na área de concentração em Proteção de Plantas, pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAgro), da Universidade de Passo Fundo. A defesa ocorreu em 10 de maio deste ano.

O objeto de estudo foi a praga Helicoverpa armigera, uma lagarta que causa danos as culturas agrícolas, principalmente na cultura da soja. Essa praga teve sua primeira ocorrência registrada no Brasil no ano de 2013. Em soja, pode ocorrer desde a emergência até a fase de maturação e causar severos danos econômicos, atacando indistintamente órgãos vegetativos e reprodutivos das plantas. O título da tese foi: ?Qualidade nutricional e metabólitos de folhas e legumes de soja: preferência alimentar e desempenho biológico de Helicoverpa armígera?.

A tese traz novas indagações que podem estimular o desenvolvimento de novas pesquisas como a exploração do tema de diferentes cultivares de soja, aprofundamento do estudo sobre compostos secundários e a investigação da capacidade adaptativa da H. armigera quanto às enzimas digestivas.

Segundo a professora, o trabalho contribuiu de forma técnico científica na área da agronomia (proteção de plantas), com resultados de pesquisas inovadores que contribuem para o manejo integrado de pragas. Ela comemorou a conquista. ?A conclusão do doutorado por meio da defesa é o fechamento de um ciclo de muita dedicação, crescimento científico e pessoal, na busca pela qualificação profissional?. Ela lembra que a constante formação dos docentes é de extrema importância para os acadêmicos. ?Desta forma eles ampliam o conhecimento e como consequência há melhora o processo de ensino aprendizagem e a qualificação dos nossos alunos para a atuação profissional?, concluiu.

Fotos Divulgação


Galeria de Imagens: